O que você
Vai Aprender?
-
Compreender o papel do vereador na articulação de recursos junto a deputados federais e gabinetes em Brasília
-
Aprender a identificar oportunidades de captação junto ao Governo Federal e acompanhar os pleitos do Município
-
Desenvolver uma atuação mais técnica na cobrança, fiscalização e monitoramento da aplicação dos recursos públicos
-
Conhecer os principais erros, riscos e limites jurídicos envolvidos na captação de recursos
-
Entender os cuidados com publicidade institucional e condutas vedadas no ano eleitoral

Programação do Curso
Módulo I - O papel do vereador na captação de recursos junto aos deputados federais
Módulo II - Captação de recursos junto ao Governo Federal
Módulo III - Limites da captação de recursos e da publicidade no ano eleitoral

Vereadores e Vereadoras
Assessores parlamentares
Procuradores Jurídicos
Procuradores e servidores da área legislativa
Para quem é?
Diretores legislativos
Chefes de gabinete e servidores de apoio ao plenário
Advogados do Legislativo
Quem serão
seus Professores?

Professora Mônica Lopes
Mestre em Direito, Sociedade e Tecnologia pela Faculdades Londrina. Possui MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades e pós-graduação em Direito Público. Atua como Consultora Legislativa com foco em consultoria para revisão, atualização e adequação de Leis Orgânicas Municipais e Regimentos Internos de Câmaras Municipais. É Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação Prática em Poder Legislativo do Instituto Brasileiro de Política Municipal (IBPOM) e Editora-Chefe da Revista de Estudos de Direito Legislativo - REDL da Editora IBPOM. Co-fundadora da consultoria CEAP BRASIL & LOPES com sede em Brasília.

Professor Everson Mendes
Graduado em História na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Chefe de Gabinete do Deputado Federal Ismael dos Santos – desde 2023. Secretário Municipal da Casa Civil de Florianópolis - Gestão 2019-2022. Secretário Municipal de Administração de Florianópolis – Gestão 2017-2018 e 2023. Superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades - IGEOF da Prefeitura de Florianópolis – Gestão 2013-2015.

Professora Dani Salomão
Graduada em Direito, com especializações em Orçamento Público, Direito Eleitoral, Penal e Processual Penal. Servidora da Câmara dos Deputados, atua há mais de 10 anos em captação de recursos e gestão financeira. É coautora do livro Captação de Recursos na Saúde (USP) e ministra cursos sobre gestão municipal, orçamento público e convênios.

Professora Bianca Gonçalves
Advogada; Professora da Uninassau Brasília; Mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília -UnB; Pós-graduada em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral; Autora do livro "Poder e gênero nas urnas: o comportamento dos ilicitos eleitorais diante da violencia politica contra a mulher"; Coordenadora de articulação do Observatório de Violência Política Contra a Mulher; Integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP e do LiderA - observatório eleitoral do Idp; Vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica - ABMCJ/DF (2026/2029); Sócia fundadora da Representativa, consultoria de capacitação de lideranças políticas. Diretora de Comunicação da Elas Pedem Vista.

Investimento
Consulte as condições especiais para grupos do mesmo órgão com nossos consultores.
Incluso:
-
Kit do aluno. (Pasta para notebook, coffee cup, bloco de notas, caneta, marca texto, pulseira, apostila e credencial).
-
Coffee Break.
-
Certificado de Conclusão para quem atingir no mínimo 75% de frequência.
Imagem meramente ilustrativa
kit do aluno poderá ser alterado sem aviso prévio
Orientações para
inscrição e pagamento
A inscrição deverá ser efetuada pelo telefone (48) 3204-7194, ou no portal do CEAP Brasil (www.ceapbrasil.com.br); e o respectivo pagamento em nome de Centro de Estudos da Administração Pública Ltda., CNPJ nº 46.415.417/0001-16





